SPAM: Culpa sua!

spam

Olhe você, se não tomar conta...

O título tá meio forte, mas não é nada pessoal…

É incrível! Parece que a internet fez com que as pessoas pensassem menos nas informações que repassam. Hoje em dia, parece que para um e-mail virar corrente, basta colocar a seguinte declaração ao final:

“Não é trote! Funciona mesmo! Basta enviar para 15 pessoas, senão você vai perder essa mamata!”

Claro que pode estar escrito de outras formas, mas basicamente é dizendo que ele é de verdade e que se você não enviar pra todos os seus amigos, você (que já não tava ganhando nada mesmo) vai perder.

Como exemplo, posso dizer dois e-mails que recebi (um de uma amiga e outro do meu pai) em que ambos passavam um enorme trote no leitor.

O primeiro era sobre na madrugada de hoje ter duas luas no céu, já que supostamente Marte estaria tão próximo a ponto de ficar do mesmo tamanho da lua. Uma busca rápida no Google (ô ferramenta boa!) já nos mostra o quão errado a mensagem está.

O segundo era sobre ganhar um lap top da Ericson apenas enviando e-mails pro seus contatos com cópia para anna.swelung@ericsson.com. Para aqueles que não estão acostumados, é dessa forma que os spamers (praticantes de spam) conseguem o seu e-mail e te enviam aqueles e-mails de perder peso, viagra, vendendo coisas diversas ou te enganando.

Pensando nesses acontecidos, me liguei em dois pontos:

1) A internet agrega tanta informação que fica difícil acompanhar tudo. Quando você recebe um e-mail de uma pessoa que você conhece logo imagina que a informação seja real. Num mundo em que precisamos saber a cada segundo do que está acontecendo, deixamos esse boato virtual passar desapercebido.

2) O brasileiro, tão mal acostumado com o “jeitinho de brasileiro”, prefere tentar ganhar alguma coisa sem trabalho, sem esforço. Acho que nesse momento, fica um recado para todos nós: nunca vamos ganhar nada sem trabalho, sem dedicação.

Para evitar esse tipo de problema, basta procurar algum termo importante do e-mail no Google. Se tiver um anuncio oficial da empresa, então é real

Então, pensem duas vezes antes de mandar uma “corrente”, já que ela pode ser uma fonte para spams.

Beijos&Abraços, Nando.

Links Relacionados:

Busca do Google procurando as duas luas

Busca do Google procurando o e-mail anna.swelung

(Se você chegou até aqui, deixa um recado pra gente… Diz se gostou, se tá bom…)

Anúncios

7 Respostas para “SPAM: Culpa sua!

  1. brunonadkarni

    Gostei da parte em que você fala do “jeitinho brasileiro”. Sempre que falo algo nesse sentido num boteco da vida, recebo respostas virulentas como “Ah… Mas as coisas estão mudando. A mentalidade do Brasileira está melhorando.” Há!

    Quando meu pai chegou no Brasil em 1972 e decidiu ficar (ilegalmente, é verdade) disse a um colega “local”: “Preciso arrumar um trabalho pra ganhar dinheiro”. Respondeu-lhe o amigo: “Se você arrumar um trabalho não vai ter tempo pra ganhar dinheiro”.

    Hoje, meu vizinho possui uma ONG fantasma. Estimo que já tenha usurpado mais de um quarto de milhão de reais sem fazer nada. Só no jeitinho brasileiro…

  2. Sabe as vezes fico pensando se as pessoas são muito ingenuas, chatas ou apenas totalmente desocupadas. Se são ingenuas a gente perdoa, se são chatas a gente compreeende, agora não ter o que fazer é o fim!

    Até pq se fosse facil assim ganhar Lap Top, Carro, Din Din .. ninguem precisava trabalhar certo (exceto o pessoal da Velox), bastava ficar enviando emails o dia todo e no fim do mes, era so chegar la nas Casas Bahia e dizer que mandou o email não pra 15 mas pra 150 pessoa ai ao inves de uma TV normal vc podia sair com uma de 60 polegadas.

    E a bomba mesmo é receber de volta o email que vc enviou como se fosse novidade! huauahahua

  3. brunonadkarni

    Eu acho que isso é culpa do governo! Tem que criar emprego pra esses completos desocupados que perdem tempo criando essas correntes. Hahaha.

  4. Pedro Henrique Sapha

    Ainda existem centenas de pessoas que repassam e-mails da AOL que ja faliu

  5. Realmente é um saco você receber 500 e-mails e quando vai ver são todos spam, o pior que nenhum e-mail escapa disso, mesmo os mais novos e desconhecidos.

    Outro dia eu recebi um e-mail, daqueles famosos que a AOL vai pagar o tratamento de uma menininha que tem 2 meses de vida… Um e-mail que eu recebi na epoca que conheci a internet, tipo eu não entendo como as pessoas não percebem isso e repassam mesmo assim…

  6. Acho que muitas vezes olhamos apenas quem manda a mensagem e não o seu conteúdo.

    Vi até gente mandando um e-mail de pirâmide onde você depositava 5 reais na conta de cada um que tava acima (acho que eram 5), apagava o 1º nome e colocava o seu no final (com conta e etc).

    O pior que todas as vezes que eu recebi, o nome da pessoa que me mandou tava no final, mas eu duvido que ela tenha depositado…

  7. Pingback: E-mail, Facebook e outras formas de comunicação | Botequim Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s