Consumismo descontrolado

bebe_propagandaTava vendo TV e comecei a ver quantas coisas existem pra atrair um possível consumo. Como a publicidade, no sentindo de tornar algo público, realmente se tornou marketing é algo fascinante. As cores são vibrantes, as músicas são as últimas da moda ou com frases realmente chicletes.

No entanto, o problema não é nesse beleza que você vê. Afinal, o que eles realmente querem é te empurrar milhares de informações ao mesmo tempo para que não exista tempo de pensar. Quem são eles?

Eles são os propagandistas. Imaginem, aquelas milhões de informações, músicas, atores incrivelmente produzidos. Nem parece que eles querem vender um desodorante pro carro…

Isso não é teoria da conspiração, afinal, não existe uma conspiração. Descobriram que quando o ser humano é exposto a milhares de informações de uma única vez, ele raramente busca a realidade. Vai me dizer que nunca viram em lugar algum um ser que falava eruditamente (isto é, de forma díficil e rebuscada que nem a palavra) e por isso é aclamado como um grande conhecedor? Isto nem sempre é verdade…

Voltando aos comerciais, não me venha com o papo de intelectual: “eu sempre analiso o comercial de qualquer produto” ou “isto é pra maioria ignorante e eu passei pra federal”. Raramente pensamos de fato no conteúdo de um comercial. Falar que mulheres espetaculares geralmente “atuam” em comerciais destinados ao público masculino, como cervejas ou carros, é praticamente uma verdade universal. Claro, eles apelam pro emocinal. Devo imaginar que vários homens pensam “se ela está com o cara feio e ele está com uma cerveja na mão, se EU estiver com a cerveja na mão…”

Ok, vou dar exemplos mais recentes (afinal, enquanto escrevo este post estou vendo Big Bang Theory). Vamos ao Nissan. No comercial aparecem coisas imbecis, como o volume do porta malas. Sério, quem sabe o volume do porta-malas do próprio carro para comparar se é maior ou menor. E outra: não existe definido se este volume é até o topo do recosto de cabeça traseiro ou se é até o teto. Mais uma, aparece uma criança escovando os dentes dentro do carro. Alguém vai um dia fazer isso, mesmo dentro da estrada? Ainda mais uma criança, com o risco de sujar o carro? Nem preciso comentar que a música fala em comer dentro do carro. Este hábito, além de sujar o carro, não é saudável e muito menos seguro.

No comercial da nova TV da LG, a primeira com LEDs no Brasil (eu acho), existe um problema enorme. Não só dela como de qualquer anúcio de TV. Eles mostram uma imagem, geralmente com muitas cores e movimentos. Falam que ela permite uma maior definição. E como eles demonstram isso? Com cores vibrantes. Agora, a menos que você tenham uma televisão de alta definição, a imagem continua sem definição. Mas eles te empurram no comercial que a imagem é melhor. E como você pode atestar pela sua TV, que não é super-hiper-mega-definida, que a imagem desta TV é melhor?

E se bobear, ainda teve o comentário após o comercial “uau, como a imagem melhora!” Pense nisso da próxima vez que você gostar de uma propaganda…

Garçom, traz a garrafa de whiskey e o charuto cubano. Nada mais de empurrar Skol como se fosse Itaipava, ouviu Adamastor?

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

5 Respostas para “Consumismo descontrolado

  1. Cara isso me lembra aquela musica do Renato Russo: Geração Coca-Cola.

    Realmente temos muito anuncio hoje em dia, mas tambem temos uma infinidade de produtos não é?

    Não sou um dos que sai comprando tudo que vê, até pq não tenho dinheiro, então se vejo o anuncio da Nissan, penso e dai não tenho como comprar mesmo!

    Mas realmente tem anuncios e anuncios, como os de cerveja que a unica coisa que muda é o rotulo da latinha, o resto é tudo igual.

    Acho que fazer comercial hoje em dia deve ter um manual pronto, vc procura qual o produto que ta vendnedo e la diz como tem que ser o comercial.

    Agora no post vem dizendo que todo mundo compra de tudo, acho que não é bem assim algumas pessoas ainda fazem pesqueisa de mercado antes de sair comprando, até mesmo pra ver o produto na loja e saber se realmente presta.

    Eu por exemplo vivo babando pelos novos celurares que anunciam ai mas quem disse que eu vo na primeira loja que aparece e compro, afinal dinheiro não nasce em arvore e a fada do dente decretou falencia e tá até hoje esperando ajuda do governo hehehe.

  2. Gerivaldo Oliveira

    Post simplesmente incrível!! Penso nisso quase todos os dias.. Como a Mídia está se demonstrando uma ferramenta eficaz do Capitalismo? Como a alienação é um dos fatores mais importantes no sucesso deste regime.. E nós nos deixamos levar…..

    Abraços a todos!

  3. É pois é…
    eu concordo com o Nando, e aproveito pra deixar uma bomba aqui… acho que o capitalismo usa a midia para fazer uma nova religião!!! o Consumismo… pensem aê!

    To duro então manda um old eight…
    Bjs e Abs

  4. Seria muito melhor mesmo um regime sem midia, sem jornalismo, sem vendas, compras, sem escolhas, sem influencias nas suas escolhas. aceita e pronto. é o que te cabe.
    Pelo amor de deus né. ninguem é mais bobinho não. Uma pessoa que vai comprar a tv da LG com led ou o carro da nissan, deve ter dinheiro (e instrução) pra definir uma propaganda da outra, pesquisar nos googles da vida sobre o produto e escolher o que lhe oferece mais vantagens (seja o do porta-malas gigante ou o do que vem com escova embutida). Ninguem ve um comercial, levanta do sofá e vai na loja comprar o produto anunciado. Que visão ingênua!
    abs

  5. Bom vo puxa pro outro lado, e a qualidade?

    Antigamente marca era tudo, você até pagava mais pra ter um Sony ou Philips, mas ai vieram os chineses e fico dificil competir.

    Pra vocês verem adquiri um mp3 da Sony no inicio do ano e ja pifou, outra foi o celular Siemens que funciono 1 mes e foi pro conserto 4 vezes. Até a maior montadora do pais a Volks pisou na bola nesse novo Gol que parece ter um problema que o carro pifa depois dos 7 mil km.

    Hoje em dia é quantidade e não qualidade, depois reclamam de ter crise economica.

    Acho que 2012 nao vai ser o fim do mundo mas sim um Recall, vindo do cara la de cima, que detectou uma falha grave na peça fundamental, pro funcionamento do sistema chamada ser humano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s