Atirei o pau no gato…

Desculpem pela demora na atualização. Essa vida com novo estágio diminuiu e muito os horários para dedicar ao blog. Vou tentar regularizar essa vida…

“Atirei o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-reu-reu. Dona Chica-ca admirou-se-se com o berro, com o berro que o gato deu! Miau!”

Quem não conhece este antigo cantiga popular. Muito difundido, especialmente entre crianças do jardinzinho e suas tias do colégio (geralmente com enormes protuberâncias abdominais). No entanto, este hit como diversas outras heranças culturais foram modificadas pelo movimento “politicamente correto”. Até mesmo este post está politicamente correto (vide o eufemismo).

Mas esta onda do politicamente correto as vezes é um excesso. Parece mais desculpas antecipadas para se eximir de alguma responsabilidade, exatamente como aquele filho que pede desculpa sem saber do que estão reclamando.

O problema é que essa onda usa como desculpa que o dito pode fazer apologia a uma atividade ruim ou a uma possível ofensa. Digo possível pois nem sempre existe um fator de ofensa. Por exemplo, voltemos à cantiga. Para quem não conhece a nova versão, ela é assim:

“Não atire o pau no gato-to-to porque isso-so-so não se faz-faz-faz. O gatinho-nho-nho é nosso amigo-go. Não devemos maltratar os animais! Miau!”

Mas aí é que eu me pergunto: quantas crianças atiravam paus nos gatos influenciados diretamente por esta cantiga? E será que menos crianças jogam paus nos pequenos felinos devido a esta alteração? Ou será que às vezes as pessoas estão tão preocupadas em se eximir da responsabilidade caso alguma criança atire de fato um pau em um gato? E outra: será que não é o ambiente em que essa criança vive que a torna assim? Eu nasci e cresci ouvindo o “atirei o pau no gato”. Não é por isso que acabei por atirar paus, ou qualquer outro objeto, em gatos.

Outro bonito eufemismo é a “Melhor idade” que substituiu a antiga terceira idade. Na verdade terceira idade fazia referência às três grandes fases da vida: infância, vida adulta, velhice. Acho que para enganar os senhores de idade que recebem muito pouco ou quase nada de aposentadoria estão induzindo os atuais e futuros anciões da sociedade a acharem que estão na melhor idade da vida deles. Afinal, a imagem é de que as pessoas da melhor idade, por serem aposentadas, tem mais tempo para viajar, ir ao cinema, conversar com os amigos, etc. Mas quem é aposentado do INSS sabe que isso não é lá uma verdade. A inflação sobe mais do que a aposentadoria. Talvez com o novo projeto de lei, que aplica os mesmos reajustes dos salários nas aposentadorias, este termo possa ser menos errado.

Sem entrar a fundo em outros assuntos, agora gay é homossexual, negro é afrodescendente, pobre é excluído social, pessoas burras tem déficit de aprendizado, deficientes físicos eram pessoas com necessidades especiais e já virou pessoas com deficiências, trabalhadores incompetentes agora são limitados, e por ai vai.

Concordo com o meu professor de Física do ensino médio: depois que inventaram sociedade protetora dos animais, nenhum aluno pode ser refreado em sala de aula. Dizia que na época dele, se o aluno conversasse em sala de aula ajoelhava no milho ou ia pra palmatória. Não sei se era mais correto, mas com certeza não tinha bandido matando policial, queimando presídio e depois pedindo direitos humanos. Pelo menos a vida era mais coerente.

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

3 Respostas para “Atirei o pau no gato…

  1. tenho duas coisas a dizer
    1-EMC (educação moral e cívica)

    2- Dá um black!!!!!

    Abs

  2. Nando,
    Esqueceu de comentar as brincadeiras… Será que brincar de polícia e ladão vai dizer oq uma criança será no futuro?
    Ou iram proibir a brincadeira?

    O pior cego é o que não quer ver…E estão mudando o nome das coisas para assim …lentamnte com panos frios fingirem uma realidade que não existe. Tirar das costa o peso de um futuro “malvado” . Já que hj as crianças “sabem” que não devem atirar o pau no gato.

    Boa semana a todos!

  3. De onde vem essa visão de “tia” do jardim de infância com protuberância abdominal??? kkkkk Quando fui professora de jardim de infância, o condicionamento físico foi essencial kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s