Machismo camuflado…

Somos machistas! Quem? Eu, você, o jornaleiro da esquina e todos os outros seres humanos que vivem neste Brasil. Você acha que não? Pois bem, vamos então a algumas considerações.

Esta foi a semana de recorde de temperaturas no Estado do Rio de Janeiro. A sensação frequentemente era na casa dos 50 ºC. Tivemos 5 dias consecutivos de alta de consumo de energia elétrica. Fica claro que estava um calor do cara***! E o que diabos isto tem a ver com o machismo?

Bom, dava pra imaginar que nesta semana era difícil ir trabalhar de calça (putz, Nando, você tá repetindo o post mais abaixo!).  Vamos fazer um censo rápido: como é a vestimenta de trabalho para 99,9% dos homens? Calça e camisa (pólo ou social), isto quando não é mais formal, como o terno. E as mulheres? Bom, boa parte delas foi de saia, vestido, bermuda que parece calça (ou seria uma calça que parece uma bermuda?). Isto sem falar nas camisas que são só alcinhas ou sem alças.

Até aí normal. Mas essa semana me deparei com um amigo que precisava entrar na faculdade e estava com camisa de regata e bermuda. O segurança barrou ele pois não estava de acordo com o padrão de vestimenta. A camisa era o problema. Nisso entra uma menina (melhor, moça) usando uma saia e uma camiseta de alcinha. Por que ela pode e ele não? “Por que ela é mulher!” foi a resposta do incrível segurança. Apenas o fato de ser mulher a deixou entrar.

E isso não é algo exclusivo da minha faculdade. Em diversos prédios do centro o homem só entra se estiver de calça, mas a mulher pode entrar de qualquer jeito. Quanto menos melhor! O pior é que mesmo em locais com regras de segurança, vemos frequentemente mulheres usando sandálias (quando deveriam usar calçados fechados), alcinhas (quando deveriam usar manga comprida) e até vestidos (quando precisam usar calças).

E qual o motivo para essa concessão? Serem mulheres? Podem até pensar que “oba, ela tá com menos roupa”. Concordo que é melhor, mas em certas situações, essa menor quantidade de roupas transforma a mulher em objeto ou até a coloca em uma posição de menor segurança, comparada ao homem. Parece bem machista pra mim! Prevalecer o homem em relação a mulher (no caso da segurança) ou tratá-la como artigo decorativo quando permitem usar qualquer coisa em qualquer ambiente.

Adamastor, traz uma rodada pra descamuflar esse machismo.

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

Uma resposta para “Machismo camuflado…

  1. Bom ponto, realmente o mundo é bem injusto e ainda tem a cara de pau de falar que somos machistas ^^

    Quando é pra carregar peso elas são mais fracas, mas quando é pra exercer um trabalho dizem que tem a mesma condição que os homens?

    Tem o caso das roupas citado no post, e muitas outras coisas (mas não vai caber no comentario).

    Por isso mulheres quando falamos “mulher no volante perigo constante” so estamos aliviando a raiva pelo excesso de regalias que voces tem, então levem numa boa ^^

    O mundo pode ser qualquer outra coisa mas machista, isso é que não!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s