Reflexões de Aniversário…

Bom, não creio que todos saibam, mas hoje completo mais um ano de vida. São 24 anos em uma forma de vida a base de carbono. Quase um quarto de século a e três vezes mais velho que o filho do meu primo! Nestes 24 anos vividos, tive tempo para aprender e errar.

Para termos uma idéia, eu já quebrei a cabeça 4 vezes, compus 6 músicas, toquei em 3 banda (sem contar as participações especiais), me apresentei com as bandas em locais bem diversos, como Garage, Arquivo Nacional, bares, colégios, incluindo o Festival “Paulo Name” no CEFET/RJ em 2003, escrevi 5 textos filosóficos, uma infinidade de poemas, inclusive alguns dedicados, oportunidade de “programar” arquivos de lote (.bat) que divertiam, de chegar até a faixa amarela do judô, mas já ter treinado o o kata da faixa preta (Nageno Kata) diversas vezes, de chegar até o 6º kyo de kenjutso, de dar aulas de violão, matemática e de inglês (no CCAA), e estou na reta final de me formar engenheiro industrial mecânico. Ufa!

Isso foram só os fatos mais relevantes, se bem que tem mais um monte. Bom, o importante é que este aniversário está sendo bem mais sabático que os outros anos. Geralmente, eu marcava com os amigos duas comemorações, uma no Devassa e outra em um local mais acessível. No entanto, este ano não acho que o clima de carnaval me envolva a ponto de comemorar o meu aniversário por 5 dias (acreditem, eu pensei nisso!). Acho que o ano começou mais sabático, me indicando talvez que uma mudança nos horizontes estão por vir. As vibrações me indicam: melhor refletir um pouco!

Por isso, estou fazendo uma seleção, Top 10 frases reflexivas que me agradam:

10-“There are only two tragedies in life: one is not getting what one wants, and the other getting it.” (Oscar Wilde) – Mal traduzindo, a vida só tem duas tragédias: não conseguir o que se quer, e conseguir. Isso me faz pensar que devemos cuidar com aquilo que se deseja. Um filme que trata disso é “Uma viagem sem destino” (Interstate 60). Nela, a personagem principal faz uma reflexão em seu aniversário (muito estranho, não?!).

9-“A sorte é o encontro da preparação com a oportunidade.” (Carla Soares) – Dita por uma pessoa que marcou a minha vida, mesmo sendo pouco o nosso tempo juntos. Realmente, ela me encantou nos dias de treinamento na Faculdade CCAA e essa frase nunca me pareceu tão correta.

8-“Conheço muitos que não puderam quando queriam porque não fizeram quando podiam” (François Rabelais) – Escutei esta frase no durante a reunião do CAN no Congresso Nacional Escoteiro 2009 em Bento Gonçalves. A Terezinha está certa! Nunca saberemos o que pode acontecer quando nos omitimos.

7-“Yesterday is history. Tomorrow is a mystery. Today is a gift, that’s why it is called the present.” – Sem autor conhecido, mas definitivamente me bota pra dar o meu melhor! Ouvi no “Kung Fu Panda”.

6-“Parei de acreditar nas pessoas. Agora só acredito nos seres humanos.” (Fernando Hofmeister) – Hoje em dia eu vejo como é cada vez mais importante fazer essa diferenciação. Poucas pessoas realmente se importam com o importante: a maioria prefere ter prazeres sem fim a tentar evoluir. Não sei em qual categoria me enquadro, mas tento melhorar a cada dia para não trair os conceitos éticos.

5-“Pois se vocês pensam que, matando homens, haverão de impedir que alguém os reprove por não viver corretamente, não raciocinam corretamente; é que esse livramento não é de todo possível nem belo, mas aquilo sim é belíssimo e facílimo: não podar os outros, mas se equipar para ser o melhor possível!” (Platão, em Apologia de Sócrates) – Como já é antiga a idéia de não coibir a ação daqueles que nos reprovam. Se ao menos as pessoas não tivessem o hábito de dormir durante as aulas de filosofia.

4-“Na dúvida, digam a verdade.” (Mark Twain) – Acho que os maiores erros são cometidos pela falta de julgamento.

3-“Quando defendemos nossas crenças, e elas estão certas, estamos fazendo um investimento a longo prazo.” (Sérgio Souza) –  Nunca devemos trair nossas crenças, especialmente aquelas que estão baseadas em conceitos éticos.

2-“O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem.” (Confúcio) – Dispensa comentários!

1-“O que mata é a espera!” (Fernando Hofmeister) -Por mim, dito no primeiro dia de faculdade, quando não tinha aula e nem trote. O que mata, não é a decisão, o ato ou o pensamento, mas a espera que existe entre eles. Se algo deve ser feito, deve ser feito logo. Nunca adiado.

E para fechar este post, um poema de Sidônio Muralha, “Caráter Tem Preço?”

Parar, não paro.
Esquecer, esquecer não esqueço.
Se caráter custa caro,
pago o preço.

Pago, embora seja raro.
Mas homem não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.

Um rio, só se for claro.
Correr sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro,
não paro, nem mereço.

E que ninguém me dê amparo,
nem me pergunte se padeço.
Não sou, nem serei avaro.

Se caráter custa caro,
pago o preço.

Beijos&Abraços, Nando.

4 Respostas para “Reflexões de Aniversário…

  1. Texto bem interessante, e tu fez é coisa heim monstro ^^

    Bom Feliz Aniversario, e que as mudanças sejam boas, porem o proprio ato de mudar já seja algo bom, afinal como dito na Torre Negra “São as implacaveis pessoas orientadas para objetivos claros e sempre incapazes de perceber que a felicidade está antes na jornada que no destino, por mais que isto já lhes tenha sido provado.” (Stephen King)

    Só pra deixar uma frase também, até.

  2. Adorei o post. Acho que o aniversário, além de uma data de comemoração, deve ser também uma data de reflexão, um balanço geral de como está tudo até agora, uma avaliação de tudo, e um planejamento de como será. Mais um ano pela frente!!! É seguir de cabeça erguida!

  3. Pingback: Considerações de aniversário | Botequim Virtual

  4. Pingback: Considerações de Aniversário: 3ª Edição | Botequim Virtual

Deixe um comentário

