Oscar 2010 – Avatar x Guerra ao terror


Queridos frequentadores,

Não sou um exímio conhecedor da história do cinema e muito menos da distribuição dos prêmios cinematográficos. Mas, de acordo com minha pequena vivência, esse ano aconteceu uma das maiores zebras hollywoodianas.
Sim. Todos pensávamos que Avatar iria “passar o rodo” em todos os prêmios e na hora, um filme que pelo que eu lembre não causou “alarde” algum na cena, passou a mão nas estatuetas que várias pessoas juravam já estarem ganhas pelo filme de James Cameron ( autor de Titanic, Exterminador do Futuro…entre outros).
Pois é! Eis que na noite da premiação, o Twitter saindo do ar direto com as críticas efusivas de muitos e eu acompanhando tudo, perplexo também com a ZEBRA que surgiu.

Mas, eu digo uma coisa aos senhores. A briga vai muito além do tapete vermelho. A briga foi travada nos bastidores da Academia, que tirou o filme “Guerra ao terror” da manga e o colocou no páreo para ofuscar o filme Avatar. Agora, vejamos bem o por que disso tudo…

Nos Estados Unidos, o filme Avatar foi considerado propaganda da esquerda. Isso mesmo! Ele é um filme de guerra diferente dos demais. Ele fala de um povo, que se vê sendo invadido pelos militares terrestres que querem extrair um minério muito valioso de suas terras (inclusive no subsolo da porção mais sagrada de seu Território). E os vilões? Quem são os vilões? Os vilões são os Militares americanos, a máquina de Guerra Americana, juntamente com seu setor industrial. E os mocinhos são o povo Na’Vi, que se veem numa Colonização em pleno “Futuro”.

Já o filme Guerra ao Terror… Esse não, esse fala tudo que os americanos gostam, fala de toda a Ideologia que o Complexo-industrial-militar precisa. O desenvolvimento americano se deu, na minha opinião, alicerçado sobre os ganhos com a Guerra, com a economia aquecida em ciclos sistemáticos com a evolução tecnológica na maioria das vezes voltada para o confronto bélico.
Guerra ao Terror, ao contrário de Avatar, mostra os militares como os mocinhos, levando a missão “democratizadora” Americana ao Oriente Médio. Mesmo que de olho no Petróleo.

O que mais me deixa impressionado, é que a 7ª Arte nos Eua, demonstrou um casamento perfeito com os ideais de mercado, dando os Oscar’s para o filme da direita. O filme que demonstra a ordem natural das coisas.
Do cotidiano da política Norte-Americana que no Congresso Nacional, em Washington faz com que dezenas de parlamentares da maioria dos Estados implorem às bancadas para que as sedes das indústrias bélicas fiquem em suas cidades, dando assim mordomias políticas a quem satisfazer esse desejo, em troca de postos de trabalho e impostos sobre a produção de armas.

Convido os senhores a pensar comigo, pensar no quanto esta Hegemonia* afeta o Globo terrestre como um todo. E nos nossos cotidianos chamarmos outras pessoas para esse debate. Até que ponto devemos deixar que essa influência americana altere os espaços mais longínquos e diversos da Terra?
Não sei se a saída ou a maneira de mitigar essa influência seria reforçar o sentimento nacionalista e aprender a não digerir de maneira automática os americanismos.
Há poucos dias, foi anunciada a sobretaxa a 102 produtos americanos que são importados pelo Brasil. Apóio com certeza essa decisão ( que inclusive foi homologada pela ONU). Temos que mostrar a essa nação que O Brasil não é Parque de Diversões de nenhum outro País. O Brasil só é parque de diversão dos Políticos! hauhau Mas, isso é papo para outro Post 😉

Abraço a todos,

Gerivaldo Gomes Luna de Oliveira

Anúncios

3 Respostas para “Oscar 2010 – Avatar x Guerra ao terror

  1. sim sim sim sim ….

  2. cara o que podemos fazer de concreto para nos resguardarmos ? sou parte da resistencia senao o lider. conte comigo

  3. estamos perdendo o controle … haarp – proj. filadelfia .. pesquise abracos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s