Pró-Atividade

Reclamações! Essa semana eu devo ter escutado um monte de pessoas reclamando. Na rua, no trabalho, na faculdade, não importa. Todas estavam reclamando.

E não é a reclamação que me incomoda. Até porque, todos tem o direito de reclamar. No entanto, pouco realmente o fazem da forma correta. Isso mesmo! E não estou falando de modos ou formas de reclamar. Não é porque as pessoas estão gritando ou simplesmente de mal humor.

O grande problema é que as pessoas raramente fazem a sua reclamação chegar no local correto. Para ilustrar isso, essa semana eu estava no ponto de ônibus do Expresso do Metrô, na minha esperando o ônibus chegar. Nisso, escuto algumas pessoas reclamarem do serviço prestado pela companhia. Que o ônibus expresso demora, isso e aquilo outro. E tinha uma mulher que reclamava da forma errada: com outros passageiros.

Chega o ônibus, todos entramos e nisso, um dos passageiros “decide” reclamar. A passageira que estava falando pelos cotovelos e reclamando muito mais que ele tomou a seguinte atitute. “Anota ae o número da prefeitura”, apontando para aqueles números de reclamação. Ela, que de acordo com o seu discurso achava um absurdo, o máximo que fez pela situação foi indicar algo que qualquer um teria achado facilmente. Faltou a ela pró-atividade, iniciativa.

Nas últimas semanas resolvi reler o livro “O Monge e o Executivo”. É um livro que trata do conceito mais puro de liderança. Olhando para a situação do ponto, acho que falta inicitiva nesta sociedade. Vejo que as pessoas se habituaram mais a viver de pequenas glórias do passado a criar novos sucessos no futuro. Poucas são as pessoas que realmente se interessam por mudar a situação que vivem. A maioria vive neste limbo de hábitos e rotinas que criou.

Espero que os frequentadores deste Botequim se assemelhem mais a uma condição de evolução que uma condição de estagnação pessoal. Por isso Adamastor, traz a conta que eu quero ver quem tem pró-atividade.

Beijos&Abraços, Nando.

Uma resposta para “Pró-Atividade

  1. Felipe Augusto

    Muito bom…

    e pra mostrar que eu tenho atitude vou mandar o calote nessa conta aê!!!!

Deixe um comentário

