Falta de compromisso…

É incrível como hoje em dia as pessoas gostam menos de compromisso. Geralmente, o desapego às obrigações se torna mais comum nesse universo em que vivemos e convivemos. Ninguém é mais engajado em atividades que tomem o tempo ou seja duradouras. E isso se reflete nas relações humanas. Estar comprometido com algo não é para qualquer um. Por quê?

Por que estar comprometido toma tempo, dá trabalho e é difícil. É necessário responsabilidade. E não só com o trabalho ou carreira, mas também ter responsabilidade com as pessoas. Todos querem levar crédito, mas não querem o trabalho. Certa é a frase “todos querem emprego, mas poucos querem trabalho”. Afinal, ficar é bem mais fácil que namorar: não precisa confiar muito ou compartilhar alguma coisa. Basta querer a parte divertida (ok, ok, eu já pensei assim… por ora, estou no outro time… hehehe). Todos querem se envolver, mas ninguém quer se comprometer.

E o pior: o que as pessoas querem? Um bom emprego, um amor pra vida, saúde pra dar e vender, isso quando não são extremamente materialistas e querem apenas dinheiro, carro, ser famoso, etc. Não importa. Para obter qualquer coisa nesta ou em outra vida é necessário comprometimento. Ninguém tem um bom emprego se não se dedicar, seja nos estudos, seja na rotina de trabalho. Ter um amor, saúde e até ser famoso exige dedicação, comprometimento. Ninguém chega nos alpes se não escalar.

E pra complicar mais ainda é que vivemos em uma sociedade que tolera o “jeitinho brasileiro”. Que acha melhor passar na prova colando do que perder tempo estudando. Que prefere ter uma paixão para cada dia da semana do que um amor pra vida inteira. Esse tipo de incoerência, ainda que incosciente, faz com que sejamos cada vez mais fáceis. Somos corrompidos por menos, temos mais novos amigos de “infância” e levamos vantagem com a perda de nossos próprios valores. Só pra lembrar, quem está a frente deste país não é outro senão um de nós.

Afinal, precisamos nos comprometer com o futuro, não só nosso mas dos outros também. “Falar que o meu destino não está ligado ao seu é o mesmo que dizer que o seu lado do navio está afundando”.

Adamastor, traz um Ice Tea Limão que amanhã eu acordo cedo.

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

Uma resposta para “Falta de compromisso…

  1. Nando,
    Acho que essa falta de comprometimento se resume no medo que hoje assombra as pessoas.
    O medo de se tornar responsável e não conseguir dar conta, de se expor e não ser recompensado, o medo de falhar.
    Falta hoje a coragem de se arriscar, de se jogar de coração em busca do que deseja e acredita independentemente se dará ou não certo.
    É mais fácil pensar que dará errado, então, para que tentar?
    Mas como diria uma amiga:
    – O não eu já tenho, então o que me custa arriscar?
    Penso que o que anda faltando é a coragem para se arriscar e assumir o risco.
    Adamastor, traz um chocolate quente para esquentar minha tarde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s