A Lapa, o Choque de Ordem e a expansão imobiliária

No Rio de Janeiro um dos pontos turísticos mais visitados e lugar de diversão de muitos cariocas que buscam curtir uma noite boêmia é a Lapa, no centro do Rio.
Recentemente podemos observar o aumento das operações da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que periodicamente está realizando “Choques de Ordem” nesta região e em outras aqui da Capital.

É claro que muitas fiscalizações da SEOP são muito bem vindas, pois acabam até por proteger o cidadão de perigos, tais como: comidas mal feitas, ocupação irregular do espaço público, entre outras.
O que percebo é que às vezes essas ações são muito rígidas e podem desconfigurar esse lugar. Quem não gosta um pouco daquela bagunça???
Aproveitando que já estou falando mal dos “Choques de Ordem” da Prefeitura. Vou contar uma coisa que me incomoda bastante. Por que fazer operações à noite em frente as faculdades a fim de retirar vendedores ambulantes? Que no caso da Gama Filho e da Estácio de Sá, ambas da Presidente Vargas, os camelôs são os únicos que vendem alimentos e em muitos casos, os únicos que vendem produtos a preços acessíveis para a camada estudantil.

Deixo claro que não sou contra as operações da prefeitura do Rio, só defendo que elas sejam feitas pautadas nos benefícios que possam trazer para a camada trabalhadora do comércio informal e para os demais cidadãos. Por que não passar a cobrar um imposto dos camelôs (tendo como alíquota, algo por volta de 1,0% do rendimento bruto por exemplo) e regularizar a disposição dos mesmos nas ruas, com barracas padronizadas por exemplo?

Agora, retornando ao assunto da nossa querida Lapa. Lugar de jogar aquela sinuca, ouvir aquele samba de raiz, ou seja o que quiser, Hip-Hop, pagode…
Eu vejo outro grave fator ameaçando o futuro da Lapa, a expansão imobiliária que está ocorrendo no local. Com a construção do condomínio Cores da Lapa, que está revitalizando e alterando a paisagem característica do Bairro. A vinda de maiores quantidades de moradores já está modificando o comércio local trazendo lojas mais sofisticadas, diferentes do padrão da região, podemos ver Cacau Show e Casa & Vídeo por exemplo (naquela rua do Lapa 40º). Estas alterações podem não alterar e prejudicar agora, mas o que vejo é que em um futuro próximo a Lapa poderá se tornar um bairro realmente residencial e passará a REJEITAR a função BOÊMIA que a localidade vem exercendo atualmente.

Eu pelo menos já estou acostumando… Já perdi muitos lugares divertidos, dentre eles: Casarão Amarelo, Pub do Leme, Cachangas…
Vamos ficar atentos então, podemos curtir mais a Lapa para evitar a saudade, ou sei lá tentar protegê-la…

Um abraço a todos!

Gerivaldo Oliveira

Anúncios

2 Respostas para “A Lapa, o Choque de Ordem e a expansão imobiliária

  1. Realmente o Choque de Ordem é bom, mas ao mesmo tempo ruim. Ao menos o atual poder vem fazendo (ou finge) alguma coisa. Mas creio que precisa de uma melhor organização como destaca o texto.

    Por falar em texto, excelente o material, assim como o blog!!!

  2. Realmente a função estado deveria ser pesar os benefícios e malefícios do choque de ordem. A lei está aí para ser seguida, mas em certos casos, o mais importante não é o seu cumprimento, e sim o bem-estar da população.

    Beijos&Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s