Desrespeito aos Turistas!!!

O desrespeito aos visitantes estrangeiros no Rio de Janeiro é caso de polícia.
Estamos com um casal de canadenses que há 7 anos atrás me receberam muito bem no país deles, e agora que vieram nos visitar gostaria de retribuir da mesma forma. Sendo assim, fomos visitar o bondinho do pão de açúcar, mas na hora de compar os ingressos pedi 2 entradas meias, pois eles tem mais de 60 anos, quando a mulher olhou a identidade deles falou que o desconto era só para idosos brasileiros e por serem estrangeiros eles deveriam pagar  o valor inteiro. Questionamos na mesma hora dizendo que isso era um absurdo e que a lei não se aplicava dessa forma, pedimos pra falar com o chefe, e adivinhem… mandaram a gente falar com outro gimba que não sabia de nada e só cumpria a norma da empresa, como era sabado o chefe não estava lá.

Meu primo ligou para a advogada dele e na mesma hora ela fez uma consulta aos seus alfarrábios. A resposta foi a seguinte: o estatudo do idoso não diz nada sobre idosos gringos, mas a constituição brasileira afirma que qualquer norma protetiva, como este estatuto, se aplica aos estrangeiros. Bom, como o chefe não estava lá e eu estava adorando o lindo dia que fazia, resolvi não me estressar e pagar pra eles irem sozinhos, afinal o preço pra todos irmos seria muito alto. (R$ 44,00 por cabeça, eu, meu namorado, e meu primo, esse último que é um dos donos desse blog).

Por sorte o Rio de Janeiro e deveras uma cidade muito linda e maravilhosa e eles amaram ver o sol se por de cima do Pão de Açúcar.

Enfim fica aqui o meu protesto e minha revolta sobre uma irregularidade praticada em vários lugares famosos do Rio, a propósito um guia turistico comentou conosco que fazem isso no Cristo Redentor também. E falando sobre outros lugares do mundo e como eles nos veêm: uma grande amiga da minha tia viajou toda a europa e américa do norte e usufruiu dos benefícios dados aos idosos independentemente da nacionalide.

Mas uma vez a malandragem e o jeitinho brasileiro destrõem a nossa imagem no exterior.

Beijos e Abraços,

Ana Paula Cecchino Duarte (Prima do Felipe Augusto)

3 Respostas para “Desrespeito aos Turistas!!!

  1. Não somente foi desrespeitado o Estatudo do Idoso como a nossa Lei Maior . Realmente o Estatuto não diz nada sobre Idoso Estrangeiro, mas uma vez o bom senso sendo utilizado percebemos que sim o Idoso Estrangeiro tem sim esse direito.
    Na Lei 10.741/03 ( Estatuto do Idoso) em seu artigo 23 diz:A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais. Agora combinando esse artigo com o artigo 5º da CFRB que diz:odos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade… Apesar de estar escrito Estrangeiro Residente no País entende-se que o strangeiro visitante se equipara a este. Para agravar mais ainda um dos objetivos fundamentais da nossa CRFB é promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
    Desta maneira pode-se dizer que a nossa CRFB foi rasgada. O que infelizmente n Brasil não é nenhuma novidade.

    Abraço a todos!

  2. Incrível, até nisso o Brasileiro tenta ser esperto..

    E o pior é que esse dinheiro da entrada não vai para o bolso nem do caixa nem do supervisor… O problema talvez seja que o Rio recebe muitos turistas estrangeiros e, totalmente baseado em achimos, creio que boa parte dos turistas se enquadrem no Estatuto do Idoso… Imagina o quanto as concessionárias não estão lucrando ao não fazer valer a lei…

    Triste ver que quando o supervisor, o caixa e outros forem idosos, vão cobrar tudo isso que estão se negando a dar… E o pior que tá na lei!

  3. Amigos,
    infelizmente em 2013 ainda se verifica o abuso contra idosos estrangeiros.
    Meus pais viram da Itália pra receber esse tratamento discriminatório… Aconteceu mesmo no Pão de Açucar, onde no caixa disseram que 50% é só pra brasileiros. Aí eu e minha namorada (brasileira) reclamamos que isso é injusto, mas acabamos pagando pra não estragar a experiência. No entanto, meu pai de 71 anos ficou meio chateado e desapontado com o evento; eu também fiquei decepcionado, como gostaria mostrar pra ele a beldade que realmente existe no Brasil.
    Eu pensei em usar a Lei do Acesso à informação, já que seria uma resposta oficial pra resolver a dúvida sobra o estatudo: aplica-se o não aos estrangeiros.
    Nota: a gente foi ao Forte de Copacabana e meus pais pagaram 50%.

Deixe um comentário

