Saudades

Quem nunca sentiu saudades? Todos que já sentiram sabem muito bem como é. É um misto de perda, tristeza, ausência e, talvez, arrependimento. É aquele sentimento de perda permanente, daquilo que não volta, daquilo que ficou apenas na lembrança. E é a lembrança e que faz a saudade mais apertada, já que sem lembrança não tem saudade.

O meu objetivo não é ser saudosista e dizer tudo aquilo que me faz sentir saudades. Pelo contrário, não pretendo transformar este post em lenço de papel (ou ombro de namorada) para chorar por tudo que sinto. Mas mesmo assim fica a pergunta, por que sentimos saudades?

Sentimos saudades pela importancia que algo tem em nossa vida. Mais do que isso, sentimos saudades pela ausencia de algo importante em nossas vidas. Logo, sentimos a falta na forma de saudades. A falta de um amigo, a falta de um momento, a falta de um objeto, até mesmo a falta de um hábito. Mas não é qualquer falta, não senhor. É aquela falta que vem de dentro, que se mostra como uma parte do corpo que não tá mais lá. No final das contas, a saudades só mostra pra gente que aquilo que era muito importante pra gente não tá mais lá, como costumava estar.

Mas em tanto momento que sentimos saudades, esquecemos, talvez, do mais importante. Como aquilo foi se tornar importante? As vezes, é apenas uma pessoa que todo dia nos lembra como somos belos, em outras é apenas um bilhetinho deixado de forma simples e bela. Também pode ser um jeito de ser que não é mais. E se olharmos com cuidado, muito cuidado mesmo, descobrimos que na verdade existe algo que depende de nós. Deixar saudades nos outros.

Não é nenhuma tentativa de ser mal ou mesmo cruel com as pessoas. Não é pedido para ninguém se mudar para longe, apenas para tentar causar saudades. É ser exatamente como a saudade é para nós: importante. Ter atitudes com as pessoas de forma a tentar causar saudades. Se somos simplesmentes normais, substituíveis, nunca iremos causar saudades em alguém. Mas se somos insubstituíveis, seja pela nossa capacidade, carisma ou otimismo, deixaremos sempre o rastro da saudade. E, para mim, o certo é se preocupar em ser importante para a vida das pessoas. Não como uma dependencia, mas como uma escolha que cada um faz. Eu me preocupo em fazer algo que se não fizerem amanhã, vão dar pela minha ausência. E você?

Por vezes a vida nos impõe caminhos separados para serem trilhados, e a saudade é o que une aqueles que tomaram caminhos diferentes. O triste está quando olhamos para o lado e descobrimos que nós sentimos mais saudades de algo do que esse algo sente de nós. É o mesmo que falar, você foi muito importante para mim, mas eu não consegui ser importante para você.

Adamastor, to com saudades de você! Abre mais uma e vamos ver se as pessoas entenderam que para alguém sentir saudades de nós, devemos, antes de tudo, fazer coisas significativas na vida dessas pessoas.

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

8 Respostas para “Saudades

  1. Gostei muito, Nando! Aproveita e passa lá no meu, já que sua namorada não me ama mais! hahaha
    Beijos

  2. Amei Nandinho!! E tô com saudades!! Beijos!! Alô Cubaaango!! Cheia de Orgulho!!

  3. Felipe Augusto

    Eu to com uma saudade fodida de me ver, junto aos meus irmãos, tomando leite empolado de achocolatado Mágico e molhando o segundo pão (que não vinha com ovo como o primeiro) nesse leite!
    Nessa época não nos importava a política, a mentira, a intriga, o descaso, o desencontro, o mal entendido, a maldade, a vergonha.
    O choro vinha fácil por que sabiamos que um dia aquilo tudo ia acabar. E pra não ficar sem ter a quem pedir colo, pediamos ali mesmo no ato, de fato. Chorei na época como estou chorando agora, com a mesma verdade, mas agora com saudade, na época só felicidade.

    Não sei se bem mas entendi isso!

  4. Minha dúvida ainda estar se sentir saudade é bom ou ruim.
    Afinal, saudade mostra o quão importante alguem ou algum momento foi e é importante na sua vida, e creio que isso não seja bom, pois mostra o valor das pessoas
    Porém, a parte ruim está na dor que a saudade causa, aquele aperto do coração que as vezes sai em forma de choro ou fica preso, escondido dentro de você.
    Tenho saudades de momentos como o Fil retratou, da minha infância, das brincadeiras, confusões.
    Mas também tenho saudade de vc, amor, mesmo quando eu acabo de te ver porque estar ao seu lado me faz muito bem =)
    São duas saudades distintas, mas não deixam de ser SAUDADE

    Te amo

    Beeijos adorei o post!

  5. Mari você não falou de nenhuma parte boa nessa história. …

  6. Escrevi errado Fil, vou tentar me redimir aqui…hahaha
    No primeiro parágrafo queria dizer que a saudade nos mostra o quão importante um momento ou alguém é para a gente, e creio que isso seja bom. Afinal, pela saudade lutamos para ter quem gostamos ao nosso lado e lutamos para nos proporcionar outros momentos punicos que no futuro deixarão saudades

  7. Saudades de conversas próximas ao sinal….
    Tendo um sempre..’no próximo’…
    mas enfim..saudade

  8. Realmente saudade é uma palavra que só nós brasileiros temos, tenho saudades boas com elas reconheço o que de bom tenho hoje.Minha vida na infância não foi maravilhosahoje lembro com saudades ereconheço avidamaravilhosaque tenho…eu, meus irmãos e minha mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s