Ocupando o seu devido lugar – ou por que carros lentos devem andar à direita?

Como seria bom se cada coisa ocupasse o seu lugar...

Ufa! Deixa eu tirar as teias de aranha desse blog. Sabem como é, época de final de período, provas, busca por emprego/estágio. Enfim, colocando ainda o movimento escoteiro e o relacionamento amoroso, acho que sobra algo em torno de meio minuto. Acho que consegui acumular o suficiente pra postar alguma coisa.

Pois bem, eu sei que o título do post deve estar intrigando. Mas isto foi algo que fiquei pensando por um bom tempo. Em como cada coisa precisa estar em seu devido lugar. Como é importante esse posicionamento, essa ordem aparentemente natural.

Então, eu me vi em uma situação mais ou menos assim (atenção, esse trecho é meramente ficcional, criado apenas para ilustrar o que quero dizer): alguém tinha pego a devida responsabilidade de fazer alguma coisa, mas sabe como é. Esse alguém é super atarefado e claro, me pediu ajuda. Fiz a minha parte, fui além. No entanto, quando me neguei a fazer uma ou outra coisa, escuto esse alguém falar que não ajudo, briga e discute. Mas no entanto, nem no dia esse alguém se fez presente. E no final, não quis nem cumprir com a sua responsabilidade.

Mas ora bolas. Que absurdo! Eu já tava de gaiato, tentando ajudar e me vi obrigado a assumir algumas das responsabilidades. Ae é que eu percebi que se tudo tivesse seguido a ordem natural, isto é, cada um tivesse executado a sua função, ninguém teria pego responsabilidade extra. No entanto, isso não aconteceu, pelo contrário, foi um caos só.

Analogamente, vamos falar de trânsito. Imagine que você ande sempre no limite de velocidade. Existem pessoas que andam mais rápido, e outras que andam mais devagar. Independente da consciência moral de infringir ou não uma lei de trânsito, sabemos que o carro lento pode atrapalhar e muito o trânsito. Se o carro mais lento andar no meio da pista ou nas pistas à esquerda, isto é, as pistas rápidas, ele atrapalha o caminho de quem vem vindo, no limite ou acima dele.

A falta de consciencia para com o próximo faz com que o trânsito seja pior a cada dia. Mesmo andando consideravelmente mais devagar e sem trânsito adiante, ele obriga as pessoas a desviarem. Se for apenas um carro lento, ok, mas imagine que os carros lentos começam a ocupar todas as pistas, cada um em uma posição diferente. O que acontece? Os motoristas mais rápidos começam a desviar, o que é um risco para ambos. Essa manobra é conhecida como costurar o trânsito.

Agora, se quem estivesse mais lento andasse sempre à direita, ou como via de regra, todos andassem a direita, a menos que fossem desviar de alguém mais lento, o que aconteceria? O trânsito fluiria mais tranquilamente. Afinal, raramente teriam carros à esquerda, pois depois de ultrapassarem o lento, eles voltariam a direita. E isso seria a perfeição!

No entanto, a falta de consciência para com o próximo causa essa sensação de caos. Sempre pensamos que as coisas devem ser como nós planejamos e que nunca vão dar errado. Afinal, na minha cabeça está tudo perfeito. O problema é que o ser humano na sua imperfeição atrapalha todo o processo. Por isso, é essencial para o sucesso nesta ou em qualquer outra vida a consciência para com o próximo. Isso com certaza vai trazer um pouco de sensação de equilíbrio para as tarefas.

Adamastor, agora traz uma rodada pra galera porque eu me importo e penso no próximo!

Beijos&Abraços, Nando.

Uma resposta para “Ocupando o seu devido lugar – ou por que carros lentos devem andar à direita?

  1. Muito bom seu texto, a pena é que entre a perfeição e a realidade existe uma abismo.

Deixe um comentário

