Organize-se… Mas como?

Pois bem amigos,

Desta vez venho com um tema bem diferente: organização. Ser organizado é uma coisa muito importante e cobrada, mas realmente ninguém de fato ensina alguém a ser organizado. Afinal, o que é organização? É saber onde está cada coisa ou ter essas coisas arrumadas? Conheço pessoas que precisam que tudo estejam em caixas separadas para achar um documento, como conheço pessoas que retiram no meio de uma pilha de meio metro a folha que necessitam. E ae? Faz diferença arrumar?

Na realidade eu não sei. Acho que organização depende mais do indivíduo que da arrumação. É óbvio que quando as coisas estão arrumadas, fica mais fácil compreender a lógica da coisa. Mas isso não quer dizer que todos precisem estar com tudo ultra-arrumado para saber onde está o que precisam.

Pra mim, esse conceito de organizar está mais relacionado com “você saberia onde está qualquer item que desejasse, da sua certidão de nascimento ao cartão da sua primeira namorada?” Se a resposta for sim, beleza! Você é organizado. Afinal, o importante é que as pessoas consigam achar algo apenas pensando logicamente. Por isso que prateleiras de livrarias estão “organizadas” quando estão na ordem alfabética. Se fosse numa ordem louca, por exemplo, data de nascimento dos autores ou data da pubicaçã, seria um caos, já que poucas pessoas realmente ligam para esses dados. E corre-se o risco dos clássicos ficarem no final da loja.

Pois bem, pensando nesse assunto vi que ser organizado tem muitas vantagens. A principal delas é o controle. Saber onde está o que precisamos, ou saber que tem aquilo que precisamos, e quanto temos, é uma garantia importante. Mas acho que poucas pessoas ensinam como ser organizados. Na maioria das vezes, as pessoas resumem a ensinar como arrumar as coisas.

Como me considero, sem pretensão alguma, uma pessoa organizada, vou passar algumas dicas que podem auxiliar muito. Tanto fisicamente quanto virtualmente.

1-Evite acumular lixo. De revistinhas da Turma da Mônica à e-mails de sacanagem, saiba separar o que importa. Se algo vale a pena ser salvo, separe um local adequado. Apague e-mails de SPAM ou que não tem conteúdo importante.

2-Faça pastas. Guarde os papéis de faculdade/escola em uma pasta única. Dependendo de cada um, pode ser uma pra cada matéria ou um pra tudo da faculdade. Eu tenho uma pasta para papéis (trabalhos, lista de exercícios, provas, etc) e uma caixa arquivo (daquelas de papelão) para as apostilas e encadernações. Também crie pastas para os e-mails, mas evite colocar encaminhamentos automáticos. Leia cada coisa antes de colocar na pasta. Senão, vide regra 1.

3-Tenha uma agenda de compromissos. Eu por exemplo uso o serviço do Google Agenda. Ele é sincronizado com a agenda do meu iTouch e me envia lembretes por e-mail. Isso facilita muito para não perder aquele compromisso marcado 2 meses antes (tipo consulta médica). Também cria o hábito de programar o seu dia antes de falar que não vai fazer nada.

4-Prazo é tudo. Faça as coisas pensando realmente em quanto tempo precisa. Se não sabe, exagere um pouco. Melhor sobrar tempo que faltar.

5-Dinheiro não é problema, é solução. Saiba quanto você tem e se é suficiente até o próximo salário/bolsa auxílio/mesada. O importante é não ficar no negativo.

6-Se a memória é fraca, mande um e-mail. Se você já sabe que não vai se lembrar de algo, escreva em algum lugar. Geralmente eu peço para as pessoas mandarem um e-mail pra mim ou eu mesmo mando. Mas isso porque eu leio e-mail sempre. Senão, coloca no espelho do banheiro (caneta pilot de quadro branco escreve e depois sai) ou em qualquer lugar que você passa sempre.

7-Crie o hábito. No começo é difícil, mas com o hábito as coisas se tornam naturais e tudo flui.

Espero que estas dicas possa contribuir com a sua organização. Enquanto isso Adamastor, traz uma gelada pra organizar a casa.

Beijos&Abraços, Nando.

Deixe um comentário