Renovação

Calma Adamastor! Não estou pensando em vender o Botequim não… Também não vamos mudar de filosofia de boteco para mensagens de Powerpoint ou começar a servir comida orgânica… Nada disso! Aqui não!

No entanto, renovação é algo essencial: seja para renovar as folhas para a primavera, esquecendo o inverno gelado, ou para simplesmente para mudar os ares, renovação é muito importante! Talvez hoje em dia seja meio clichê falar em renovação, mas é um assunto de extrema importância.

Renovação não é simplesmente começar do zero, começar de novo. Renovação é ir muito além de um recomeço: é fazer aquilo que se fazia com um espírito renovado. Não necessariamente as pessoas necessitam ser novas ou tem que se voltar para a casa “Ponto de Partida” no tabuleiro. Quando se renova, as pessoas, as coisas ou as atitudes se modificam. A ideologia, as crenças e o relacionamento ficam mais refinados.

Por exemplo, se cada vez que uma empresa fosse renovar demitisse todos e começasse a contratar apenas pessoas nova, ela nunca cresciria. Mas quando as empresas falam em renovar, muito além de contratar pessoas novas, buscam novos horizontes, novos desafios. Existe algo melhor do que ter um propósito mais elevado. Vejam o exemplo de algumas empresas que quando menores o horizonte era crescer. Agora, quando já são grandes empresas, o esforço é para ter uma característica única que defina a empresa. Afinal, todo mundo sabe que a Apple é uma empresa que diz com os seus produtos “somos exclusivos e não somos para qualquer um”. Isto faz com que clubes e boates se destaquem pela sua exclusividade.

Agora, voltando a renovação, vejo que estou passando por um período em que necessito renovar. Esquecer velhos hábitos, mudar de atitude, tudo para melhorar a cada dia. O ciclo precisa recomeçar, não daquela forma dos antigos, onde a vida era imutável, mas da forma moderna, onde o reinício do ciclo é o final do outro. Afinal, não posso simplesmente esquecer o que passei, o que vivi. Preciso destas experiências para melhor guiar o meu futuro. Afinal, pra renovar um relacionamento não é necessário acabar com ele para começar do zero, mas necessita de comprometimento a fazer dar certo, mudando hábitos e atitudes.

E posso afirmar: aprendi muito nestes meus 25 anos. Já vi, aprendi e vivi muitas coisas. Então, este momento de renovação chega em ótima hora! Afinal, chega um momento em que precisamos abrir espaço para novas experiências, novos momentos, novas oportunidades. Não está sendo um momento fácil, mas como a Renovação da Águia, renovar pode ser um processo doloroso. O importante é não se deixar abater!

Bola pra frente Adamastor! Já falei que não vamos vender este Botequim… Aproveita e me traz um chopp gelado..

Beijos&Abraços, Nando.

Renovação da Águia

A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 50 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses vai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.

Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causaram dor. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s