E-mail, Facebook e outras formas de comunicação

Opa! Antes que você pense que “este é mais um post genérico, vazio e inócuo”, você está enganado. Em parte, pelo menos. O que quero passar é sobre um assunto que venho pensando há um tempo: comunicação! Sei que já pensei e escrevi sobre isso antes. E o mundo como vivemos hoje em dia, faz e refaz a forma como nos comunicamos a cada segundo. Vivo esta transformação em várias esferas da minha vida: pessoal, profissional, escotismo, hobby…

Enfim, vejo atualmente que temos cada vez mais ferramentas e meios de nos comunicar. No entanto, poucos de fato sabem como utilizar as ferramentas de forma adequada. Quero dizer com isso, que muitas das vezes, certas informações são mais adequadas a determinado tipo de ferramenta. Será que você sabe se comunicar direito?

Apenas para ressaltar o óbvio, não pretendo aqui tratar de meios de comunicação em massa, controlados por grandes empresas e corporações, mas sim dos meios de comunicação que popularizaram o uso da internet, e são muitas vezes utilizados de forma leviana. Estes meios de comunicação tornaram possível pessoas do mundo todo a emitir opinião, passar informações e compartilhar o que bem entendesse com um maior número de pessoas. Logo, é importante ter consciência do potencial destas ferramentas. Até mesmo eu me utilizo disso através deste blog.

Bom, com base apenas na minha melhor referência, a minha experiência e minha opinião, pretendo agora, analisar algumas ferramentas de comunicação que julgo importante.

E-mail: Este é o principal meio de comunicação na internet. De corporações à pequenas empresas, todas tem um contato via e-mail. Além do mais, todas as pessoas possuem ao menos uma conta de e-mail, já que com a popularização da vida on-line, diversos sites oferecem serviços de caixa postal gratuito. Logo, é um meio de comunicação básico para internet. O seu intuito é o transporte de informações, geralmente direcionadas a indivíduos específicos. Já falei sobre essa forma de comunicação no post “SPAM: Culpa sua!

Lista de Discussão: É um derivado do e-mail, mas é uma ferramenta que permite enviar um e-mail para um grupo grande de pessoas através do envio para um único endereço de e-mail. A grande vantagem é que evita-se esquecer de colocar um contato como destinário. O problema é que às vezes, as pessoas pensam que uma lista de discussão é um bate-papo, enviando assim, e-mails curtos, com duas ou três linhas. O objetivo de uma lista de discussão não é ter mil respostas de duas linhas, mas sim, alguns e-mails com bastante conteúdo. Uma regra interessante que existia nas listas era de esperar que mais pessoas se manifestassem sobre o assunto depois do seu e-mail. Senão, fica parecendo, como vejo muito, que as mensagens se perdem.

Twitter: Já falei na “A Twitada do Século!” as inovações que o Twitter trouxe ao mundo. Apesar da facilidade em transportar grande volume de informação através da web, o Twitter impõe ao usuário um limite de 140 caracteres. Logo, não é uma ferramenta para grandes digressões, e sim, para comunicações rápidas, anúncios, perguntas aos universitários, enfim, coisas que sejam bate e volta. Até porque, a timeline do Twitter anda, e é capaz da sua informação não sobreviver ao tempo se ela não for atraente o suficiente.

Facebook: Bom, este é o grande lance do momento. O Facebook congrega milhões de usuários ao redor do mundo. O seu formato permite que diversos tipos de informação sejam repassadas. Anúncios de eventos, compartilhamento de imagens, pesquisa de opinião, etc. Isto tudo é uma tentativa de se tornar o pilar central de compartilhamento de informações na web. As grandes vantagens no Facebook residem na capacidade de se registrar comentários sobre posts específicos e do botão “Curti”. Hoje em dia, o botão curti funciona como um registro de “lido”. Isto permite saber quem já leu ou não determinada informação. Além do mais, o sistema de grupos permite utilizar as vantagens de uma lista de discussão com a praticidade de não ser necessário escrever uma mensagem muita longa. Também evita que o assunto se perca, pois os comentários são feitos imediatamente abaixo do conteúdo principal, sem interferir em outros conteúdos. O ponto negativo, além da “orkutização” do Facebook, é que o Facebook seleciona as “melhores” atualizações para você ver no topo da timeline. Isto faz com que se olhem notícias antigas e sem importância real para o momento.

Site/Blog: Nada melhor do que uma auto-análise nesta altura do campeonato. Como idealizador deste amado estabelecimento, além de ter administrado outros sites, verifico que as informações em sites e blogs podem ser atualizadas constantemente. No entanto, essas mesmas informações para constarem como conteúdo devem ser sólidas, em algum sentido. Não dá pra colocar trechos de informações em blogs ou sites. Tem que ser informação completa. Afinal, diferente dos citados anteriormente, o blog e site dependem diretamente da vontade do usuário em buscar informação. É necessário que o público alvo seja instigado a visitar o site tantas vezes quanto forem necessário.

Skype: Vou fechar a minha lista com a ferramenta que julgo ter mudado o mundo. Por quê? Pois, depois dele, houve pela primeira vez uma conexão entre a o mundo virtual e o mundo real. O usuário pode ligar para diversas cidades do mundo pagando muito menos. Isso significa a união de duas tecnologias que mudaram o mundo. Além do mais, permite a realização de conferências, permitindo que pessoas distante fisicamente possam compartilhar ideias. O ruim do Skype é quando as pessoas não sabem respeitar a vez de cada um falar, e a ligação acaba ficando uma zona, impedindo que as reuniões possam transcorrer de forma rápida.

Assim, é importante saber como se comunicar em cada tipo de ferramenta. Antes de escrever alguma coisa, é necessário pensar em qual tipo de situação que ela se enquadra.

Então, meu querido Adamastor. Desce um choppinho pra rapaziada. Se precisar de mais alguma coisa, pode deixar que te mando um e-mail!

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s