Perfis Profissionais dos Trabalhadores

Você sabe quem você é no trabalho?

É isso mesmo! Vocês pediram e eu escrevo! Já tinha soltado pelo Twitter / Facebook essa ideia, e agora tomei coragem. Mesmo que isso possa afetar a relação interpessoal com alguns de meus amigos.

Mas antes de começar, um aviso: este texto não é baseado unica e exclusivamente no ambiente profissional atual. Além dele, existe o meio voluntário ao qual faço parte, o Movimento Escoteiro, e as experiências anteriores em trabalho em equipe. Vamos a eles então!

1- Trabalhador: Perfil clássico. Facilmente encontrados em qualquer ambiente, quem possui este perfil está sempre trabalhando e agindo conforme se espera. Apesar de muitos se considerarem neste perfil, raramente o são pois os trabalhadores não pensam ser, eles simplesmente são. Se você pensou, então não é.

2- Reclamão: Muitas dívidas, problemas com a família ou excesso de trabalho nunca passam desapercebido. Tudo é um excelente motivo para se queixar. Se tem muito trabalho (o que eu acho bom!), é trabalho que não acaba mais. Se tem pouco trabalho, reclama que a empresa não está bem. Se o ambiente é estável, reclama que não tem desafios. Se é instável, reclama que não pode trabalhar em um local que podem demiti-lo a qualquer instante. Alguns deste perfil conseguem camuflar as reclamações sob uma carapaça de “busca constante de melhorias”, mas não passam de reclamões se não sabe ver o lado positivo.

3- Hércules: Doze trabalhos e sempre os mais difíceis e complicados. Pelo menos dizem que são. Quando rola uma pausa no dia e você pergunta “e ae?”, a resposta nunca é menos que um “tudo bem, só tô com um trabalho sinistro pra depois de amanhã, mas de resto tá tranquilo”. A parada é que quando você descobre o trabalho herculeano do infeliz, vê que é um trabalho normal, daqueles que é bem rotina. Mas Hércules tem que falar que o dele é difícil e complicado (e os prazos sempre apertados), apesar de sempre estar livre para um cafezinho ou outro break qualquer.

4- Estagiário: Por favor não confundam o perfil com o cargo em si. Para os donos do perfil Estagiário, toda tarefa é necessária uma ajuda. Sempre mal entenderam um item ou fazem mecanicamente o que foi falado. Não necessáriamente o cargo dele é estagiário, poder ser assistente, trainee, analista, chefe escoteiro… Outra característica marcante é ter uma atitude de pouca responsabilidade. O trabalho não acabou mas já bateu a minha hora? O problema não é meu, é da empresa.

5- Macníaco: Estes são os mais facilmente encontrados. Não apenas no ambiente profissional, como no pessoal, social, etc. Amantes da maçã de Jobs, tudo é melhor e mais bonito num Mac. Geralmente possuem um iPhone, iPad, iPod shuffle e um MacBook. Compartilham todos os documentos entre os gadgets e estão sempre conectados. Twittou, eles respondem. Mandou mensagem pelo Facebook, eles já viram. Quanto ao trabalho: fazem um bom trabalho, mas fazem questão de usar o Mac pra realizar o trabalho, nem que seja pra ouvir música.

6- Comediante: Tudo que sai de sua boca é uma piada. Geralmente conhecido por serem piadas sem graça, de humor duvidável, especialmente trocadilhos, são as suas principais armas. Ninguém está imune às suas piadas.

7- Sabe-tudo: Impossível discutir! Se acham verdadeiros Google ambulantes. Se a discussão é carros, sabem os melhores modelos, marcas, pilotos. Se a discussão for música, conhecem todas as bandas e músicas do universo. Até mesmo se a discussão for o equacionamento das leis da relatividade em geometria descritiva eles sabem. Acabam sempre por inventar títulos de doutores em áreas bizarras: conhecedores dos melhores motéis, frequentadores dos melhores podrões, isso sem abalar a carreira de expert em elegância e estilo (afirmam).

8- Rato de academia: Sempre com o seu Whey Protein, estes se amarram em malhar. Sabem coisas relacionadas com o corpo humano e saúde, tanto a forma de malhar corretamente, quanto montar uma série de anabol pra você. Normalmente tem porte avantajado e músculos desenvolvidos. Entretanto, existe uma subclasse de “ratinhos”, que são aqueles malandros que dizem malhar muito, tomar proteínas e suplementos, mas estão sempre com o seu porte minguado.

9- Carregador de balde: A sua tarefa se resume a fazer o trabalho pesado. Às vezes por falta de conhecimento, outras por falta de oportunidade. No entanto, raramente brigam pra mudar de condição, preferem “carregar o balde”, já que são tarefas claras cuja execução não envolve criação ou concepção. Não confumdir este perfil com o trabalhador: o trabalhador mudará de posto ao longo de sua carreira, o carregador de balde tende apenas a mudar de setor.

10- Newbie: O primeiro dos perfis: todos já fomos Newbies antes de sermos Hércules, Comediante, Rato (ou Ratinho) de Academia. O Newbie se caracteriza por sua falta de conhecimento. Diz e escreve coisas que somente alguém com tão pouco conhecimento poderia pensar. Mas a sua grande vantagem é a possibilidade de ser moldado para a tarefa, qualquer que ela seja.

Bom, acho que os perfis mais comuns são esses. Existem outros, as possibilidades são infinitas! Mas vou deixar pra um próximo post que o meu ponto de saltar tá chegando.

Adamastor, desce um malte pros novatos! E você já abriu processo seletivo pro lavador de pratos? Veja o perfil, ok?

Beijos&Abraços, Nando.

Postado do meu Nokia N9 (a maior parte =P)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s