Horário flexível…

image

Um dos benefícios que as empresas vem oferencendo aos seus colaboradores (sim, o termo atualmente adotado não é mais empregado ou trabalhador… mundos modernos…) é o horário flexível. Isto significa que não é necessário mais chegar ao trabalho às 8 ou às 9 e sair às 17 ou 18. A pessoa ganha uma pequena autonomia para ditar o horário que entra e sai.

Mas será que isto é realmente um benefício para o trabalhador ou para a empresa? Será que é vantajoso ter um domínio sobre o horário de entrada em saída do trabalho?

Muitos diriam que estou louco. Afinal, que tipo de pergunta é essa que, dependendo do restante do texto, possa colocar em xeque a reputação deste benefício. Calma, em primeiro lugar, afinal, sei do que estou falando. Já trabalhei em empresas que tinham esse benefício e empresas que não tinham. Sei em quais momentos ele pode ser benéfico ou maléfico. Mas não quero me prender a prós e contras: isso todo mundo já sabe. Vamos falar de situações do mundo real.

Primeira situação: você necessita sair uma hora mais cedo para um compromisso pessoal (médico não vale pois a legislação protege quem precisa se ausentar do trabalho pars ir ao médico). Se você estiver em uma empresa que não tem o horário flexível, precisa conversar com o seu gestor (termo atual para o seu chefe) e ver se há a possibilidade de sair um pouco mais cedo e depois compensar ou ser descontado. Caso tenha o horário flexível, você pode chegar mais cedo, no limite permitido e sair mais cedo. Claro, falar com o seu chefe ajudar.

Existe alguma diferença entre o fato de ter  benefício ou não? Nessa situação pouco se alterou, afinal, não confunda o horário flexível com o banco de horas (já diria a minha antiga chefe). Uma coisa é uma coisa. Agora vamos imaginar uma outra situação, também verossímil.

Segunda situação: a sua empresa precisa realizar uma reunião às 18 horas, daquelas em que faltar não é uma opção muito inteligente. Se a sua empresa não tem o horário flexível, com certeza vão marcar a reunião dentro do horário de trabalho ou  vão pagar hora extra. Claro que hora extra não é algo muito bem visto pelas empresas, já que além do custo, pode significar que o trabalhador não sabe administrar o seu trabalho. Agora, se a sua empresa possui o horário flexível, ela também vai colocar dentro do horário de trabalho, sem que isso signifique que seja o horário que você está habituado a chegar e sair da empresa.

Bom, nesse caso, eu vejo que existe uma diferença. Nem sempre o horário flexível pode ser um benefício. Claro que muitas vezes podemos, com o horário flexível, fazer duas horas de almoço, ir até um banco ou sair e voltar para compromissos rápidos durante o dia, sem que isso configure hora extra. Mas não quer dizer que este benefício será sempre gozado pelo trabalhador.

E cadê o Adamastor? Essa ideia de colocar horário flexível aqui no boteco não foi tão legal. Ele deve ter achado que horário flexível é sinonimo de “trabalho quando quero”. Deixa eu servir essa galera sozinho então.

Beijos&Abraços, Nando.
Escrito durante o Voo da Gol a trabalho
Postado do meu Motorola Xoom

Anúncios

2 Respostas para “Horário flexível…

  1. Gerivaldo Oliveira

    Geograficamente falando… O horário flexível e o Home Office serão tendências que salvarão (ou tentarão salvar) as grandes cidades do colapso logístico. É claro que, falando francamente, no meu caso poderia ser ruim. Digo isso porque o horário flexível pode demandar uma certa disciplina e planejamento por parte do colaborador. Coisas que são um pouco escassas na minha pessoa…

    Abraços,

    Gerivaldo Oliveira

  2. Bom, acho que horário flexível pode até ser tendência, mas não vejo como um grande benefício. Ter o horário flexível, por si só, fará apenas que o trabalhador saia de casa na hora que bem entender, ou chegue em casa quando precisar, respeitando o horário de entrada.

    Mas isso, não muda em nada: se o trabalho tem que ser feito, não interessa que horas ele será concluído. Ele deve ser feito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s