Dia 5: Boa Justiça

justiçaJustiça! Esse é um tema, creio eu, muito polêmico. Junto com a definição de bondade, de o que é a coisa certa a se fazer e outras definições que são muito complexas e vagas. Enfim, justiça tem muitas facetas e poucas verdades.

Quem aqui nunca se sentiu injustiçado? Esse sentimento de falta de justiça raramente vêm como algo para compensar somente. Geralmente aqueles que sofrem injustiças buscam mais que justiça. Mas será que a justiça é uma Boa Justiça?

Não falo da Justiça como um dos três poderes, mas sim do conceito de Justiça. Este conceito deve estar além do que meras opiniões. Deve ser baseado em reflexões e considerações.

O texto, quinto de minhas peripécias escrevendo, tem por base que se algo é justo, ele não precisa ser necessariamente bom. Bondade é cometer uma injustiça em detrimento próprio (ou do próximo, dependendo do caso). Damos o nosso dinheiro, nosso tempo, nossa dedicação quando não somos culpados por causar um determinado problema. Fazemos isso causando uma grande injustiça conosco mesmo.

Mas cometer essa injustiça não significa que estamos sendo infelizes. Não, justiça não é sinonimo de felicidade. Justiça é justiça. Dividir os créditos de forma igual, por todos que trabalharam com o mesmo empenho é justiça. Achar que todos devem receber o mesmo salário sem ter a mesma responsabilidade ou uso maior das capacidades na sua execução não é um exemplo de justiça.

Adamastor, traz o whiskey que hoje é mais complicado. E no meio do carnaval, as pessoas querem é que a justiça que se danem.

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s