O perfil ideal…

perfilFala Adamastor! Com/o andam as coisas por aqui? Naquele ritmo agradável de sempre? Ótimo!

Adamastor, sabia que você tem um perfil ideal? Não, não to falando dessa pose que você faz toda a vez que a gente tenta bater uma foto. To falando do seu perfil de trabalhador. Afinal, há cinco anos que abrimos o Botequim Virtual (em 19/04/2009) e você continua nos atendendo super bem!

Pois é, estive pensando bastante sobre qual seria o perfil desejado pelas empresas. Afinal, apesar de todas as características marcantes que uma pessoa possua, existe alguma coisa que faz a diferença entre alguém ser desejado para trabalhar e ser, digamos assim, dispensável.

Muitos podem afirmar, e eu já acreditei nisso, que o perfil de uma pessoa desejada para trabalho (seja ele remunerado ou voluntário) é formado pelos seguintes comportamentos:

  • Interesse – uma pessoa que demonstra interesse demonstra que quer ajudar.
  • Esforço – se demonstrar que se esforça, as pessoas tendem a te passar mais trabalho.
  • Pontualidade – pontualidade é uma característica importante pois está associada a entregar os resultados no prazo.
  • Atenção – a atenção tende a estar relacionada com a qualidade do resultado apresentado.
  • Abnegação – trocar poucas horas livres por trabalho atrai bastante as chefias.
  • Experiência – alguém com experiências anteriores com certeza irá trazer bons resultados.
  • Adaptação – alguém que consiga se adaptar com facilidade, pois o mundo está mudando rápido, né?
  • Versatilidade – qual a necessidade de se ter vários especialistas se um único funcionário pode fazer tudo?
  • Entre outros mais…

Isso pode, até um certo ponto ser verdade. Mas então me pergunto: por que aquele trabalhador de muitos anos em uma empresa permanece por lá? Muitas vezes ele já não possui nenhuma daquelas características “tão desejadas”. Ou uma empresa que mantém os clientes fieis, mesmo não atendendo a todos os requisitos. Por que essas personalidades, físicas e jurídicas, permanecem com suas posições?

Creio em primeiro lugar, o entendimento e atendimento daquelas características seja um ponto de partida. Provavelmente, estas características o farão ser contratado, mas não garantem a sua estabilidade.

Em segundo lugar, a estabilidade surge a partir do momento em que se compreende a real necessidade do cliente (seja o seu chefe ou um cliente mesmo) e atende a essas necessidades. Mas não falo daquilo está no contrato ou aquilo que ele diz querer. Muitas vezes, nem o cliente sabe ao certo o que quer e se baseia numa necessidade que ele já tenha vivenciado, ou numa experiência de outra pessoa. Isso nem sempre representa a atual necessidade dele. Por isso, mesmo que fossemos perfeitos, nunca deixaríamos um cliente satisfeito se fizéssemos o que nós achamos correto.

Desta forma, a única característica que qualquer pessoa que deseja estabilidade nas suas funções deve buscar é atender as necessidades do cliente. Entregar aquele trabalho que o nosso chefe deseja, nem sempre precisa sair no prazo, nem sempre precisa ser completo, nem sempre responde a todas as perguntas. Mas com certeza, se entendemos qual os anseios que devem ser preenchidos, teremos uma boa reputação.

A prova disso: quem nunca entregou um projeto no prazo, se matou pra fazer, e o cliente só foi discutir meses depois? Os clientes são outros seres humanos com outras falhas, apesar de muitos tentarem passar a imagem de infalíveis. E muitas vezes, um plano muda pois há mudança de prioridade.

Viu Adamastor, por isso que eu gosto de você. Você tá sempre por aqui, atendendo às necessidades dos clientes. Mesmos que eles venham só uma vez ou outra, você continua por aqui, servindo da melhor forma que pode. Agora, desce uma rodada que a gente merece! Afinal, são cinco anos atendendo aos pedido de quem passa por aqui!

Feliz 5 Anos de Botequim Virtual!

Beijos&Abraços, Nando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s